domingo, 11 de março de 2012

22 dicas para ter um blog de sucesso



Quando eu comecei a blogar, era quase uma brincadeira, um desabafo, uma espécie de "diário" virtual. Com o tempo, fui percebendo que meu blog progressivamente atraía cada vez mais leitores e seguidores, o que me estimulou a escrever mais e mais, e a criar mais blogs.

Passei a investir mais tempo, a procurar novas oportunidades, e a divulgar meu blog por vários meios; e descobri que há mil formas de um blogueiro promover seus textos para uma audiência maior. Gostaria de partilhar essas descobertas com meus leitores. Portanto, abaixo seguem várias dicas de como ser um blogger conhecido na Internet.

1 - Tenha um blog do próprio Google. Os dois melhores serviços de hospedagem de blogs, que conheço, são o Blogspot e o Wordpress. Optem pelo Blogspot, pois por este ser um serviço do Google, isso faz com que seu algoritmo de busca coloque os sites blogspot àfrente dos serviços dos "concorrentes".

2 - Escreva muito, e sempre. Escrever muito nos faz escrever cada vez melhor. Escrever sempre faz com q seu blog tenha sempre um post recente, e os sistemas de busca listam os sites a partir dos links mais recentemente publicados.

3 - Varie as palavras-chave. Por exemplo, se vc está escrevendo um texto sobre "escola" não repita o mesmo termo muitas vezes, procure sinônimos para ampliar a possibilidade de te encontrarem. Use neste exemplo unidade escolar, instituição de ensino, liceu etcs, assim quem está procurando por "escola" mas usou outro termo na busca também vai te achar.

4 - Não cometa erros de grafia ou gramaticais. Revise várias vezes seu texto. Erros de português queimam seu filme, faz os seus leitores não te levarem a sério...

5 - Escolha um tema que vc ama, e não fuja dele. Blogs temáticos fazem mais sucesso que blogs genéricos (este conselho eu mesma não sigo, vide o título do meu main blog: "Sobre todas as coisas"...)

6 - Socialize-se na blogsfera. Comente, curta e siga blogs parecidos com o seu. Isso fará com que outros bloggers se interessem pela sua página, vc conseguirá assim mais amigos e seguidores.

7 - Faça convênios com outros blogs. Troque links no esquema "eu link seu blog ao meu, vc linka meu blog ao seu". Isso aumentará em muito seu tráfego.

8 - Cadastre-se em outros sistemas de busca além do Google, como o Yahoo e o AltaVista. Isso não é automático.

9 - Divulgue anúncios do Google. Quando um site tem Google AdSense isso catapulta a relevância dele na busca. Mesmo que vc não almeje ganhar dinheiro com as propagandas do Google, vale a pena. Vc pode não lucrar em dinheiro, mas ganha em visibilidade.

10 - Crie um botão "curtir" do Facebook no seu blog. Isso é relativamente fácil, e será uma ferramenta magnífica para que seus leitores divulguem sua página a cada "curtida".

11 - Invista em gadgets e widgets. Os que eu acho fundamentais são: Feedjit, Networked blogs, LinkWithin, comentários, posts mais lidos. Mas não exagere, ou seu blog pode ficar pesado demais para quem tem conexão lenta.

12 - Coloque imagens junto com seu texto. Se seu blog for de imagens, coloque textos descrevendo as imagens com o maior número de termos-chave de busca. Seja exato em suas descrições. Antes de dar upload nas imagens, mude os nomes dos arquivos para termos que serão achados na busca. Não dê upload em arquivos de imagens cujos nomes são números, ou códigos.

13 - Invista no compartilhamento em redes sociais. Seu blog deve ter o botão "compartilhar" para diversas redes sociais, especialmente o Google+, o Facebook e o Twitter. Não deixe de vc mesmo compartilhar seus textos para os seus amigos.

14 - Fidelize seus seguidores. Nunca ignore um comentário. Seja atencioso, simpático e solícito com quem escrever no seu blog. Vc pode conseguir um fã incondicional.

15 - Avise às pessoas que vc citar no seu blog. Se eles gostarem divulgarão o link. Se não, eles podem pedir que seus nomes sejam suprimidos do blog. Não se indisponha com amigos reais por conta dos seus textos. Caso vc vá criticar uma pessoa física, seja elegante, nunca cite o nome dela. Para bom entendedor, meia palavra basta.

16 - Blogue sobre assuntos "do momento" e/ou polêmicos. Isso aumentará seu tráfego.

17 - Não cometa plágio. Ao citar um texto de outra pessoa, divulgue o autor, ou o link do qual tirou o texto. Ser um plagiador é uma sentença de morte para um escritor.

18 -Etiquete, ou crie "tags" bem pensadas. Isso fará com que seus leitores encontrem com mais facilidades postagens sobre o mesmo assunto, e passem mais tempo navegando pelos vários textos do seu site.

19 - Não fique "em cima do muro" ao escrever. Textos no estilo "veja bem...", sem conteúdo e com muito palavreado espantam os leitores. Na net as pessoas procuram por opiniões embasadas, informações, dados, números, esclarecimento. Opinião todo mundo tem. Já conteúdo...

20 - Seja seu maior publicitário. Não fique esperando que "os outros" te encontrem. Procure pessoas que vc acha q se interessariam pelo q vc escreve e mande-lhes o link pro seu blog. Quando vc estiver numa conversa online q abarque algum assunto sobre o qual vc já escreveu, sempre poste o link. Quando vc escrever sobre assuntos que podem interessar aos seus amigos, diga a eles. Confie no que vc escreve, não tenha vergonha. Se seus textos forem ruins, o pior que pode acontecer é ninguém curtir nem comentar, vc não tem nada a perder. Mas se seus textos forem bons, eles serão comentados, curtidos e compartilhados. Vc tem muito a ganhar.

21 - Não acentue nem coloque ponto final nos títulos do seu blog. Acentos desconfiguram o link. Ponto final cria um link ..html, o que é dúbio e pode resultar em a página não abrir.

22 - Mantenha arquivos .doc ou .txt gravados no seu computador de todos os seus textos. Qualquer dia desses o Google pode apagar sua conta, e vc vai querer ter seus textos seguramente arquivados.

4 comentários:

  1. Já segui a grande maioria dessas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tenho muito que aprender, mas o mais importante é ainda amadurecer e desenvolver conteúdo :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fernanda!
    Muito boas dicas, parabéns pela iniciativa! Já estou colocando em prática.

    Abs!
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as dicas. também tenho um blog,comecei faz cinco dias: http//bgbadgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...