sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Da melhor novela que a TV brasileira já produziu

“Senhora do Destino” foi e é um grande sucesso. É provavelmente a mais memorável de todas as novelas a que já assisti. Uma verdadeira saga brasileira perfeitamente alinhavada por Aguinaldo Silva.

Maria do Carmo Ferreira da Silva, a protagonista vivida por Suzana Vieira encarna toda uma geração de brasileiras. Traz pungentemente a melhor condição de uma mulher, a de mãe. Contra tudo o que nossos preconceitos poderiam esperar, essa retirante nordestina com quatro filhos agarrando-se à barra de sua saia vence na vida. Encaminha seus filhos e cria para si além de prosperidade, respeitabilidade.

Mas o grande trunfo de Aguinaldo Silva não é a eloqüente crônica do valor humano, mas tornar Maria do Carmo tão mais cativante lhe trazendo o mais dilacerante drama humano, misturando ficção e realidade mais uma vez. Romanceia a história do menino Pedrinho: o maior pesadelo que qualquer mãe pode passar.

A jovem e inocente Maria do Carmo, apesar de já mãe de 5 filhos, tem sua recém-nascida Lindalva roubada pela grande vilã magnética da novela: Nazaré Tedesco, magistralmente vivida por Renata Sorrah. Assim como Mara do Carmo, Nazaré vence na vida. Porém, vence à base de mentiras, vampirizando os bens e pessoas alheias. A realidade trouxe consigo cores fortes. Vilma, a sequetradora de pedrinho, negou tudo até o último minuto, levou muito tempo até Pedrinho livrar-se emocionalmente da falsa mãe, e de forma mais novelística que a própria ficção, depois foi descoberto que pelo mais uma filha de Vilma na verdade tb havia sido roubada dos braços da mãe em condições semelhantes. Vilma Martins era uma ladra serial de bebês. Um mulher que construiu uma vida baseada em mentiras. Uma pacata e respeitável senhora era uma perigosa psicopata capaz de qualquer coisa. Assim como na ficção, tudo explode após a morte do pai de Pedrinho. Osvaldo, do qual era júnior. Uma irmã sua por parte de pai descobre a trama e demora até que caia a máscara de Vilma.

Nazaré Tedesco, com seus lapsos de loucura, sua risada alucinante e seu gosto por rodar bolsinha nas partes mais decadentes do Rio de Janeiro tem em sua língua afiada e em sua máscara de “mãe” perfeita alguns dos ingredientes que explicam pq Isabel é tão reticente em abandoná-la. Vc tb não hesitaria na mesma situação?

Sinto que não chegou a ser explorado em sua plenitude o conflito de consciência de Isabel, vivida por Carolina Dieckmann, a filha roubada. De toda forma, A fase da reaproximação mãe e filha, com seus desandos através dos arremates das tramas de seus demais filhos, é das mais emocionantes.

Uma grande trama, uma grande história de uma grande família, tudo girando em torno da matriarca de coração partido pois sempre lhe faltava um de seus filhos sob seu teto. Como não chorar nas cenas em que Maria do Carmo entrava no quarto de Lindalva, repleto de presentes que sua filha nunca recebera. Um verdadeiro novelão, com todos os toques necessários para fazer da experiência de assistir e se emocionar com Senhora do Destino algo verdadeiramente inesquecível.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...