domingo, 16 de março de 2014

Cotidiano da vida adulta



Percebi que preciso manter minha vida num cabresto curto. Se não, tudo foge dos eixos.


Gosto de rotina, dum cotidiano sem surpresas, de ter dias previsíveis, bem cronometrados e planejados. Gosto de a cada noite, antes de dormir, construir uma imagem mental de como será o amanhã, projetando todas as idas e vindas, e ainda que sejam extenuantes, se foram previstas, não me cansam tanto.


Mas qualquer coisa que saia fora do meu "esqueminha" tem potencial para me abalar, me tirar do prumo, ou mesmo "acabar com meu dia". 


Uma visita inesperada. Uma indisposição. Um imprevisto. Um incidente. Um telefonema. Um e-mail que precisa ser respondido com urgência. Um prazo que só lhe é informado prestes a expirar. Algo que "precisa ser resolvido/entregue/protocolado pra 'ontem'." Ter que correr atrás de papéis. Ter que depender dos "favores" e da "boa vontade" dos outros para cumprir prazos apertados... Te cobrarem por coisas das quais você não recebeu aviso prévio...


A vida adulta parece consistir de só stress, cobrança e trabalho... Prazos, papéis, obrigações... Solidão, sono atrasado e conformismo... Eu achava que quando me tornasse "adulta" eu viveria a MINHA VIDA... 


Não sei se sou só eu, mas me sinto vivendo uma meia-vida. Meio-minha (nas cada vez mais raras horas de folga) e meio "cumprindo minha (extenuante) 'função social'." 


Me sinto feliz de cumprir uma "função social", mas achava que isso seria um complemento à MINHA VIDA. Não que isso seria como o sono, algo inescapável e inadiável, vampirizando a maior parte do meu tempo.


Eu achava que, quando adulta, teria tempo para viver. Mas tirando o dormir e o trabalhar, sobram raros momentos no dia para relaxar: ver TV, tomar uma cervejinha, navegar na net... E quase nenhum tempo, nenhuma brecha para "viver", investir em mim, passear, conhecer pessoas, espairecer, exercer meus hobbies...


http://www.youtube.com/watch?v=WBwo5MzB7io&feature=kp




2 comentários:

  1. Eh por isso que as relacoes importantes devem ser mantidas...mesmo essas sao tao dificeis de cultivar por estarmos numa catarse construida por esse modo de vida tao urgente que temos experienciado...a tecnologia e o mercado especulador induziram a reiteracao da impaciencia da intolerancia do medo e da solidao que nos temos dentro de cada um...podemos mudar aox poucod nos impondo ao nos tornar mais amaveix sorridentes carinhosos com quem estz em nosso redor...se a vida eh e se apresenta tao dificil socialmente, vamox combater essa inercia que nos ronda e cega....que tal? Beijao saudades...podemos?

    ResponderExcluir
  2. Cara, achei seu blog por acaso no Google e adorei os assuntos que vc vem tratando. Me identifiquei bastante com seus pensamentos e a idéia de gostar da rotina (tão criticada) Também sou historiador e como vc as vezes penso como cansativo é nossa função social...amo dar aulas, sou professor convicto. já me peguei pensando sobre o aproveitamento do tempo. Hj por mais que tenha condições para aproveitar até financeiramente (coisa que durante a graduação não existia) nos falta justamente nossa maior ferramenta, o tempo!
    Um abraço e continuarei por aqui lendo seus pensamentos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...