sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dos ex-namorados invisiveis

A era das redes sociais pela internet, iniciada em 2004, trouxe novas formas de interação social e novos questionamentos de Etiqueta aos q fazem parte delas. Antigos problemas, como a perda de contato com amigos antigos ou distantes foram resolvidos, e nesse bojo novos problemas surgiram.

As relações amorosas costumam ser muito marcantes na vida das pessoas. Quando alguém está romanticamente envolvido com alguém, normalmente, adora registrar em fotos cheias de ternura essa união. Os namorados estão sempre juntos, se amam de paixão, não conseguem sobreviver sem o outro... Até q começam os problemas inerentes a uma relação de dependência e ilusão de completude. Quando a relação acaba, mais do q rapidamente os antigos apaixonados viram inimigos, e é comum q queiram erradicar todos os registros do antigo amor, se a relação acabou mal.

Igualmente também é comum q um novo namorado não goste de ser confrontado com a existência de antigos parceiros do seu novo amor, e não tolere ver os registros felizes do seu parceiro, na companhia de outra pessoa. O nome disso é "ciúmes". Algumas pessoas, não tenho a menor idéia do pq, acham q ciúme é "prova de amor" e se apressam a aquiescer a todas as exigências de seus agora namorados em "apagar seu passado".

O ciúme até tem sua razão de ser diante de uma situação concreta, no presente. Em relação à trajetória pretérita das pessoas, o q se passa por "ciúme" na verdade é pura e simples insegurança: o medo de ser comparado, e considerado pior amante em relação aos antigos parceiros do seu atual amor.

Antes da era das redes sociais, acontecia dos novos namorados exigirem q seus atuais parceiros rasgassem todas as fotos com seus "ex". Agora, isso se dá em exigirem q fotos antigas sejam retiradas da internet. Não só do perfil dos seus amados, mas de qquer perfil da Internet. Como fiel depositária de centenas de registros fotográficos de amigos com os quais atualmente mantenho contato apenas virtual, em diversas ocasiões me pediram q apagasse fotos q não tinham nada de mais além de mostrar a pessoa embraçada a um antigo amor. Fotos para as quais ambos pousaram bastante sorridentes, ou até me pediram q registrasse, mas agora não mais suportam ver. Já aconteceu até de uma namorada de um antigo amigo ameaçar me processar pela minha "ousadia" em colocar fotos em q ele aparecia com uma ex. (!)

Normalmente, apago essas fotos quando me pedem. Não pq concorde q elas devam "sumir", mas para não ter problemas nem arranjar inimizades desnecessárias. Porém não deixo de estranhar essa postura.

Cada ser humano é o resultado de todas as vicissitudes, intercorrências, efemérides e relacionamentos q já vivenciou. Grande parte do q somos, da nossa personalidade, foi moldado justamente por esses relacionamentos amorosos q já acabaram. Cresci bastante e aprendi muita coisa em cada um dos meus namoros. E não me envergonho de nenhum deles. Cada namorado, e amigo, q já tive, ajudou a construir a minha história. E não vejo nenhum motivo pelo qual meus futuros relacionamentos deveriam se sentir inseguros diante dos registros de minhas antigas paixões. Inclusive, já briguei feio com o único namorado inseguro q tive e q achou q poderia me "ordenar" q apagasse as fotos dos meus ex...

Algumas pessoas quando são alvo de ciúme se sentem "lisonjeadas" e pensam "ele deve me amar muito para sentir tanto ciúme". Discordo em gênero, número e grau. Para mim o ciúme é uma ofensa. Na minha percepção, o ciumento, além de demonstrar sua insegurança, ao expor esse sentimento está a desconfiar da fidelidade de seu parceiro, a achar q essa pessoa pode a qquer momento querer ter uma 'recaída' com seus ex, e por isso exige q os registros do antigo namoro sumam. E concordar com essas exigências ciumentas, no fundo, é legitimar os temores e inseguranças do atual parceiro. Q assim nunca acabarão, apenas hão de crescer e gerar cada vez mais conflitos. Resultando, comumente, no fim do relacionamento. "Se anular" ou "se dissolver" num relacionamento amoroso é o caminho mais curto para decretar sua inviabilidade. Um namoro, noivado ou casamento exige duas pessoas inteiras, não versões parciais, "editadas" de cada uma delas.

Cada relacionamento passado q tive foi fundamental no meu crescimento, é parte importante da minha biografia. Um novo namorado exigir q eu apague esses registros está tb a declarar q "não me quer por inteiro", mas quer uma "versão editada de mim", q não sou eu.

Nos meus perfis nas redes sociais, tenho diversas fotos de ex-namorados, e nenhum constrangimento em exibi-las. Com eles ainda mantenho amizade, mesmo q só virtual, troco e-mails, mando mensagem de "feliz aniversário", quando vou a SP gosto de reencontrá-los, como amigos, e de poder contar com eles. Mais de uma vez aconteceu de contar com sua hospitalidade em visitas à capital. Meus ex parceiros românticos hj são grandes amigos, e disso me orgulho. Nenhum namorado futuro q eu tiver tem o direito de exigir q eu os exclua como amigos, ou q retire do ar as fotos antigas em q aparecemos, mesmo q em situação romântica. São registros históricos da minha biografia. Fazem parte daquilo q eu sou hj.

Não entendo pq as pessoas querem apagar seu passado, ou pq concordam q os outros queiram editar os registros da sua história. Não entendo pq é tão comum q ex-namorados virem "inimigos" e as pessoas prefiram esquecê-los e não mais tocar no assunto. Até entendo, mas não concordo q pessoas adultas e esclarecidas mantenham comportamentos adolescentes, marcados pela insegurança e relações mal-resolvidas.

Novos namorados deveriam ter ciúmes dos ex q não são mais "amigos", nem virtualmente, do seu atual. Pois, se não sou amiga deste ex, é pq restou algo mal-resolvido na relação, e aí sim, há alguma chance de ela ser "reeditada". Se vc é ciumento, perceba: das relações sobre as quais seu namorado fala e publica vc não deve ter medo. Insegurança vc deveria ter apenas a respeito das relações sobre as quais seu parceiro não fala, nem tem fotos publicadas. Se seu namorado/a não se importa com as fotos de um ex é pq não tem mais sentimentos amorosos mal-resolvidos em relação a esta pessoa. De seus verdadeiros concorrentes, se existirem, vc nem sabe o nome nem jamais viu nenhuma foto. E, se vc acha q seu ciúme tem qquer embasamento: pq vc continua com uma pessoa q vc acha q pode te trair a qquer momento?

Quando eu for me engajar em futuros relacionamentos, será condição essencial q os candidatos a namorado me queiram por inteiro, aceitem meu passado, não se sintam inseguros diante dos meus ex. Se o namorado virou ex é pq este relacionamento já foi testado, e não deu certo. Se eu já sei q com aquela pessoa eu não combino e desisti do namoro, justamente dessa pessoa o atual não deveria ter nenhum ciúme: se virou ex, é pq eu não quero mais aquela pessoa como parceiro romântico, o q não implica em não querer mais amizade com a pessoa.

Se o seu atual namorado quer apagar uma parte importante do seu passado, não concorde com isso: questione abertamente o motivo dessa exigência e pondere se este atual realmente é um bom parceiro, se ele está com vc para agregar valor à sua biografia, e não para dilapidá-la.

Parcerias românticas com futuro não têm assuntos proibidos, não titubeiam diante de fantasmas. Busque relações inteiras, entre 2 pessoas completas, q se aceitam e se compreendem no passado, presente e futuro. Procure alguém q te respeite, q confie na sua fidelidade, q queira te conhecer por inteiro; e não q exija q vc "se edite" para melhor se encaixar na ilusão q ele tem ao seu respeito, ou na biografia q ele gostaria q vc tivesse tido. Não renegue seu passado em prol de um futuro q pode nem se realizar. Não abra mão de quem vc é, nem de quem vc foi, por ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...