segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Refogadão de legumes

Quem sabe fazer um bom refogadão é capaz de alimentar sua família durante décadas até que alguém se dê conta de que a cozinheira não é tão sofisticada. Muitos pratos com nomes chiques nada mais são que um refogadão com ingredientes e temperos específicos. Mas o princípio básico aqui exposto está sempre presente nessas preparações.

Nessa receita indico o uso de molho-agridoce, mas qualquer molho pode ser utilizado, desde o banal molho de tomate, até o bechamel, quatro queijos,o madeira, para yakissoba etcs. O objetivo do molho é tornar mais agradável a ingestão de legumes variados, salteados em pouco óleo. Um refogadão acompanhado simplesmente por arroz branco já é uma refeição completa.

Ingredientes:

1 pote de molho pronto de qualquer sabor. Neste exemplo foi usado o sabor chinês agridoce

2 batatas picadas

1 cenoura fatiada

1 pimentão picado

1 abobrinha italiana picada

2 xícaras de carne de soja hidrata e espremida

1 cebola em rodelas

1 xícara de salsa e cebolinha picadas

aprox. 30 ml. de óleo para refogar

1 copo, ou 250 ml. de água

*Se detestar carne de soja, não a use. Se quiser acrescentar outros legumes como vagem, ervilha torta, berinjela, madioquinha, aipo etcs, fique à vontade para inventar variações que se adaptem melhor ao seu paladar.

Modo de fazer:

Numa panela grande, aqueça o óleo e coloque a batata com a cenoura. Mexa por 3 minutos. Deseje o copo de água, misture, tampe a panela, e quando recomeçar a fervura, abaixe o fogo. Deixe-os cozinhar sozinhos por 5 minutos nesta emulsão, mexendo de vez em quando. Acrescente a abobrinha e o pimentão. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a cebola e a carne de soja. Tampe e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a salsinha, a cebolinha e o pote de molho. Mexa bem. Tampe. Cozinhe por mais cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando. Verifique principalmente se as batatas já estão cozidas antes de retirar do fogo.

Sirva com arroz.

Um comentário:

  1. Visualmente o prato está uma delícia. Estou seguindo você... Gostei de seu blogger. Parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...