sábado, 2 de outubro de 2010

Apologia do PSOL

Alguns podem considerar o Socialismo uma bandeira “superada”. Estas vozes direitistas viram no fim do Stalinismo a derrota dos princípios socialistas, mas se enganam profundamente. A desagregação da União Soviética não significou a derrota do ideal marxista tanto quanto o ocaso da Comuna de Paris não o foi.

As manifestações temporais econômico-ideológicas do princípio comunista podem até falhar, mas o ideal permanece intocado. Tropeços na trajetória são mais do que esperados, até mesmo previstos em “O Capital”, ao apregoar que o comunismo só se realizaria após a derrocada final do Liberalismo, jocosamente chamado de Capitalismo, o que ainda não aconteceu.

A URSS caiu e a Guerra Fria acabou. Isso levou a que teóricos até decretassem o “Fim da História” (não leia-se o livro do harvardiano Francis Fukuyama), que seria configurado pela hegemonia perene do capitalismo americano, impondo-se através da “guerra preventiva” como modelo único para o mundo. Graças a Deus a era Bush acabou!

O ideal socialista continua vivo e palpitante na alma de todos aqueles que mantêm a sensibilidade de se indignar ao observar as injustiças do mundo capitalista. Muitos de nós, confortavelmente sentados em seus lares quentinhos, com luz elétrica, água e esgoto encanados, internet banda larga e geladeira cheia, preferimos esquecer ou tachar de “malemolentes” e “incapazes” aos desfavorecidos, vampirizados ou mesmo escravizados pelo sistema neoliberal. Os explorados pelo Sistema são mais de 10 para cada um de nós, playboyzinhos e patricinhas da classe-mérdia ocidental e americanizada.

A respeito da Reforma Agrária, esta bandeira pode ser considerada por alguns ultrapassada e por outros, clássica. Alguns séculos antes de Cristo os irmãos Tibério e Caio Graco, tribunos da plebe na República Romana, propuseram leis para limitar a extensão dos latifúndios dos patrícios romanos. Ambos foram assassinados. Visionário, Júlio César distribuiu gratuitamente terras nas províncias recém-conquistadas à soldadesca. Coincidentemente ou não, o Sistema, com sua mão invisível, tb o esfaqueou. Pelas costas. Muitos outros revolucionários imolaram suas vidas defendendo um ideal de fraternidade, vermelho como o sangue vertido na Revolução.

Lula ascendeu ao poder ao lado do MST (Movimento dos Sem Terra) e prometendo realizar a Reforma Agrária. Nem bateu na trave. O governo Lula foi o maior imbróglio, uma grande promessa da esquerda latino-americana aterciopelada pela realidade inclementemente prolífica na desilusão ciclicamente reiterada na política democrática. Para quem não acompanhou ao escândalo do Mensalão do PT, que resultou na queda dos Josés Genoíno e Dirceu e na ascensão da petebista Dilma Rousseff, vou sucintamente relatar como isso tem a ver com o nascimento do PSOL.

Os fundadores do PSOL eram petistas ferrenhos até o escândalo do Mensalão. À revelação da corrupção no seio do Partido dos Trabalhadores, que se apresentava até então como 100% honesto em oposição a todos os partidos de centro-direita e sociais-democratas, alguns membros do PT, indignados, passaram a enfrentar o Partido. Tachados de “radicais do PT” perceberam que o partido incorporara as práxis corruptas dos governos anteriores. Liderados pela senadora alagoana Heloísa Helena resolveram cair fora e fundar seu próprio partido, sem mordaça, sem intimidação, sem promiscuidade ou fisiologismo. Assim nasceu o PSOL, Partido Socialismo e Liberdade: antigos petistas que não concordam com as práticas corruptas que o PT passou a engendrar quando se tornou governo, como a absurda aliança com o PMDB.

Alguns ítens do discurso de Plínio e dos demais candidatos do PSOL podem soar radicais ou impraticáveis. Mas que ninguém pense que, num cenário surreal, se eleito presidente Plínio de Arruda Sampaio por decreto ou Atos Institucionais faria pela força a Revolução. De forma nenhuma, o PSOL valoriza a democracia. Sabemos que muitas das propostas de Plínio não são realizáveis no curto ou até no médio prazo. Mas estas bandeiras precisam ser alardeadas para sensibilizar a opinião pública e alargar o campo proximal da discussão política no Brasil.

Você tem opção. Você tem o PSOL. Vote 50! Vote PSOL!

[Postado originalmente no tópico “Em quem vc vai votar? - Eleições 2010“ da comunidade “Perguntas Cristãs Ridículas” na rede social do Google “Orkut” - http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=14446807&tid=5522014404218611820&na=4 ]

Um comentário:

  1. Gostei muito de seus textos, vc é inteligentíssima!!!

    Sou do Rio de Janeiro e, assim como vc, também defendo os interesses das classes sociais mais exploradas.
    bjss
    http://twitter.com/Tyler_Brasil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...