quarta-feira, 25 de julho de 2012

Do sedentarismo a atividade

É sem orgulho q confesso: durante toda a minha vida até agora fui uma pessoa essencialmente sedentária, avessa a toda atividade q me fizesse suar, e pouco afeita a qualquer tipo de esporte. Sempre fui bastante preguiçosa e acomodada, e até tinha certo orgulho secreto nisso. Me considerava uma pessoa intelectualizada, q ambicionava o desenvolvimento mental. E via com certa arrogância as pessoas engajadas em atividades físicas, considerando essa uma atividade "pouco digna" às pessoas dotadas de um intelecto desenvolvido. Eu tinha certo orgulho de minha ociosidade, como se ela fosse um "apanágio" dos inteligentes.

Levou 29 anos para eu perceber o grande erro nessa forma de pensar.

Para mim, atividades físicas estavam intimamente ligadas à vaidade. E, como procuro não cultivar a aparência, mas a essência, achava q estava certa em recusar-me a participar disso. Nunca fui "gorda", meu IMC sempre esteve na faixa "saudável", mas meu condicionamento físico sempre foi péssimo, e eu era incapaz de correr 100 metros sem ficar completamente "esbaforida", quase desmaiando por falta de ar. Mas nunca achei q isso fosse um problema.

O q finalmente me "intimou" a mudar minha atitude foi quando percebi q, a despeito de minha aparente magreza, meu corpo estava se transformando com a idade. Não foi o surgimento de estrias nem celulites, os quais conheço desde os 12 anos, mas o apercebimento de q, a despeito da minha vontade, ao se aproximarem os 30 anos começaram a crescer 2 tumores adiposos na parte lateral superior de minhas coxas, bem no encontro com o quadril, região conhecida como "ancas".

Fiquei "desesperada" por um causo de minha infância. Quando tinha cerca de 6 anos minha avó foi submetida a uma cirurgia plástica. Não pq fosse uma mulher vaidosa, mas por necessidade. Minha avó Tula tinha as ancas lateralmente mt proeminentes, e por isso passara por diversos constrangimentos ao não caber em assentos "normais". Ela não podia, por exemplo, ir ao cinema, pois suas ancas impediam q ela se sentasse confortavelmente. Devido à proeminência lateral de seus quadris, minha avó submeteu-se a uma lipoaspiração, e lembro-me até hj q ao ir para o hospital ela despediu-se de mim como se pudesse nunca mais me ver.

Percebi então q "cirurgia" não era brincadeira e q eu deveria, o máximo possível, fazer com q eu não precisasse passar por coisa semelhante. E foi disso q me lembrei quando os mesmos tumores adiposos q minha avó um dia extirpara estavam agora surgindo nas minhas próprias ancas. Então pensei seriamente se eu assistiria sem reação ao meu corpo ser progressivamente deformado por meu sedentarismo, ou se eu faria alguma coisa a respeito.

E decidi fazer algo a respeito. Pensei em me matricular numa academia. Mas a seguir veio a reflexão: meu orçamento é bastante apertado, e sem muito dinheiro sobrando, dada minha célebre preguiça, havia a possibilidade de eu me matricular, pagar as mensalidades e não fazer juz à despesa, pagando por um serviço do qual não desfrutaria.

Então percebi q matricular-me numa academia de ginástica deveria ser um segundo passo, não o primeiro. Para começar, eu deveria provar para mim mesma q queria ser mais saudável, não impingida por "estar pagando", mas por meu próprio desejo e iniciativa.

Então decidi começar a fazer caminhadas, e q só se eu provasse a mim mesma q estava realmente engajada, por mim, em praticar exercícios, só então me permitiria matricular-me numa academia. Não queria gastar dinheiro, então fui com roupas e tênis velhos, meio descrente de mim, achando q logo desistiria, q caminhar 2 ou 3 quilômetros seria tão extenuante q logo eu me conformaria em retornar ao sedentarismo.

Mas a capacidade do meu organismo me surpreendeu. Vi q 3 quilômetros não eram "nada". Q 5 quilômetros não eram nada. Q 8 quilômetros não eram nada. Eu achava q depois de caminhar 3,5 ou 8 kms eu ficaria completamente extenuada, "morta de cansaço". Mas não. Após cada sessão de exercícios eu não me sentia cansada, mas fortalecida. Caminhar não me cansava, mas me energizava. E q o "cansaço perene" ou "preguiça constante" q eu sentia antes eram provavelmente advindos de minha falta de atividade.

Faz alguns meses q comecei a largar o sedentarismo e neste curto período já comecei a sentir benefícios. Já percebi q os tumores adiposos nas ancas diminuíram, minhas coxas estão mais rijas, e agora só fico esbaforida após correr pelo menos 300 metros. Os músculos do meu pescoço e ombros ficaram menos tensos. Acordada, me sinto mais disposta. Na hora de deitar, ficou mais fácil conciliar o sono. Globalmente, comecei a me sentir "melhor", mais forte, com mais energia, mais relaxada.

Gostaria de deixar a seguir um "breve manual" dos primeiros passos q pessoas tão sedentárias como eu era devem observar quando começarem a dar os primeiros passos na "arte" da caminhada.

1 - Consulte um ortopedista e um cardiologista. É fundamental saber se os exercícios vão te ajudar a ser mais saudável ou piorar sua saúde, caso ela seja frágil.

2 - Compre um bom par de tênis. Não economize. Quando eu comecei, usava um tênis velho q causou dor nos meus pés. Fui à loja na ilusão de q poderia comprar um bom tênis para exercícios com uns R$ 150,00 ; mas os tênis bons estão todos acima da faixa dos R$ 300,00. Invista no seu bem-estar, compre um tênis com tecnologia anti-impacto, de uma marca respeitada. O q são 300 reais perto dum tendão rompido ou dum joelho desgastado? Seguramente sai mt mais caro "consertar" uma lesão do q preveni-la comprando um bom tênis com amortecimento.

3 - Se exercite perto de casa. Isso evita criar desculpas para não ir caminhar. Veja na sua vizinhança se há pessoas q caminham, e qual o trajeto q ela fazem. Imite-as.

4 - Se exercite com amigos. Muitas pessoas se sentem mais estimuladas se têm "hora marcada" ou compromisso com alguém. Se esse for o seu caso, procure um colega q já faz caminhada ou pretenda começar a fazer e combine de caminharem juntos.

5 - Aproxime-se da natureza. Esse pode ser um segundo passo após o exercitar-se perto de casa. Se pegar o carro e ir a um lugar para caminhar não for problema para vc, procure fazer trilhas na zona rural, num parque ou reserva florestal. Há vários benefícios nisso: numa trilha arborizada vc não vai se exercitar sob o sol forte, mas na sombra; a terra é mais macia q o concreto amortecendo suas pisadas, o ar é menos poluído, e o contato com a natureza é relaxante, vc caminhará avistando borboletas, ouvindo o canto de pássaros e sentindo aroma de flores, e não de fuligem.

6 - Use aplicativos de smartphones q acompanham seus exercícios. Há vários. O RunKeeper, q eu uso, traça minha trajetória por GPS, calcula minha velocidade média, o tempo do exercício, as calorias gastas, e além de guardar esses históricos, divulga os exercícios no Facebook. Esse último detalhe pode parecer vão, mas não é. Divulgar aos seus amigos q vc está fazendo exercícios cumpre uma dupla função: te estimula a continuar no seu propósito agora q vc está "exibindo" suas conquistas, e também faz com q seus amigos tenham vontade de tb começar a se exercitar. Se vc pode, eles tb podem.

7 - Cubra-se. Não use shorts nem regata, mas calças e blusas de manga longa, além de boné. Isso impede q sua pele seja queimada pelo sol e q insetos te piquem, especialmente se vc estiver fazendo uma trilha próxima à natureza. Além de te proteger do vento e do frio. Procure tecidos "dryfit" ou sem costura.

8 - Se exercite com fones de ouvido, ouvindo músicas "energéticas". Serve o estilo q vc gostar, desde q seja uma música "agitada". Não adianta querer se exercitar ouvindo Bossa Nova. Coloque techno, trance, axé, funk, o q for, mas escolhas músicas com batida forte. A música nos dá um "gás" a mais.

9 - Acredite em vc. Caminhar é um compromisso consigo próprio. Não se deixe derrotar na primeira chuva, na primeira dor, na primeira gripe. Cumpra as metas q estabeleceu para si. E, caso não o faça, não fique remoendo suas falhas. "Delete" de sua cabeça as suas derrotas. Ao raiar do novo dia, deixe para trás o q vc não fez e se concentre no q vc ainda pode fazer.

10 - Persista. A primeira meia hora é a mais difícil e dolorosa. Superada essa fase, depois q seu corpo já está aquecido, a dor e o cansaço passam. Quando seu corpo já estiver acostumado e seu condicionamento físico melhorar, os exercícios serão cada vez mais fáceis.

11 - Supere-se. Se na vez anterior vc caminhou 2 km, na próxima caminhe 3. Se na vez anterior vc caminhou 5 kms, na próxima caminhe 6. Desafie-se, saia de sua zona de conforto. A menos q vc tenha algum problema de saúde, seu corpo irá progressivamente responder cada vez melhor.

12 - Alongue-se. De forma criteriosa, a cada parte do corpo. Se vc não puder contratar um personal trainer, procure tutoriais na internet de como fazer alongamentos. Jamais se exercite sem se alongar. Isso protege seus músculos, tendões e articulações de lesões desnecessárias.

13 - Se vc já fez pelo menos uma dezena de sessões sérias de caminhada, comece a pensar em correr. No começo, vc pode se frustrar. Há mts textos na internet q ensinam a fazer essa transição. Após ler diversos, o básico é correr distâncias curtas intercaladas com caminhada, e (embora isso pareça um contrassenso) correr com "calma". Não tente correr como se estivesse fugindo de um ladrão, no máximo de suas forças. Tente correr numa velocidade baixa e confortável, aos poucos vc melhorará seu desempenho. Comece caminhando 500 metros, e a seguir corra 100 metros. Quando isso já for confortável, caminhe 500 metros e corra 200, e assim sucessivamente. Vá aos poucos, em etapas, preparando seu corpo progressivamente para desafios cada vez mais difíceis.

14 - Não tenha como objetivo inicial a perda de peso, mas sua forma física global. Se vc for completamente sedentário, é bem possível q depois de algumas sessões de caminhada seu peso aumente, ao invés de diminuir. Isso não significa q vc "engordou", mas q vc ganhou músculos, "massa magra". Depois q vc tonificar seus músculos (ganhando peso no processo) vc começará a "torrar" suas reservas de gordura, e então emagrecerá.

15 - Não tente ir além dos seus limites. Não se exercite se estiver com dor. Não tente começar caminhando logo 10 kms. Vá aos poucos, um quilômetro por vez. Observe seu corpo, e os sinais q ele dá. A atividade física deve ser um prazer, e não uma tortura. Caso vc não se adapte às caminhadas, procure outra atividade aeróbica, como o ciclismo ou a dança.

Seja "dono" do seu corpo, invista na sua saúde, acredite em vc, supere-se. Nunca é tarde demais para deixar para trás os maus hábitos. Mesmo q vc não chegue a se tornar um maratonista, vc pode com certeza melhorar sua saúde, prolongar sua expectativa de vida e tornar-se capaz de atingir metas q antes considerava impossíveis. A cada conquista vc se sentirá melhor e mais estimulado a melhorar-se.

Hj isso pode parecer penoso. Mas quando vc atingir os 90 anos ainda ativo e puder conhecer, e brincar, com seus tataranetos, verá q vc só pôde viver para conhecê-los pois quando mais jovem investiu na sua saúde. Então perceberá q se cada sessão de caminhada lhe garantiu apenas mais uma semana a mais de vida, já terá valido a pena.

Um comentário:

  1. Apos tanto tempo parada voltei a caminhar e espero conseguir voltar a correr como antes!
    Como você também uso o runkeeper para marcar meu tempo e km, mas principalmente pra me dar uma animada...
    Para nao desistir voltei a usar meu blog antigo para documentar todos os dias de caminhada...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...