sábado, 22 de outubro de 2011

A lição de Caim

Um dos personagens mais discriminados e menos analisados da Bíblia é Caim. E parte, creio, disso é devido à dificuldade de compreensão da passagem veterotestamentária que se refere a ele. Porém, sendo esta uma das primeiras, e basilares, lições da Torah, devemos nos esforçar para compreender que lição Bereshit 4 nos traz, apesar do desconforto que sentimos.

Sinto-me profundamente desconfortável no intento de tentar ensinar algo que eu mesma não desvendei completamente; contudo, lá vai minha humilde tentativa de midrash (interpretação da Lei) desta passagem.

A primeira coisa digna de nota é que o alerta de D-us é truncado, quase incompreensível, a princípio, numa primeira análise. Se lermos apenas uma tradução, de forma alguma conseguiremos compreender a lição que D'us quis dar a Caim, antes que ele cometesse o fratricídio (assassinato de seu irmão Abel). Comparemos algumas traduções:

Bíblia on line Paulus
Gn 4:
6 E Javé disse a Caim: «Por que você está enfurecido e anda de cabeça baixa? 7 Se você agisse bem, andaria com a cabeça erguida; mas, se você não age bem, o pecado está junto à porta, como fera acuada, espreitando você. Por acaso, será que você pode dominá-la?»

Bíblia de Jerusalém
Gn 4:6-7
D’ disse a Caim: “Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto, não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?”

Ao versículo Gn 4:7, puxa-se uma nota de rodapé:

Tradução aproximada de um texto corrompido. Literalmente: ‘Não é que, se ages bem, elevação, e se não ages bem, à tua porta o pecado (fem.) dormindo (masc.) e para ti sua (masc.) cobiça e tu o dominarás’. O texto parece descrever a tentação que ameaça uma alma mal disposta.

Torah, a Lei de Moisés (edição bilíngüe hebraico-português da editora Sefer)
Bereshit 4:6-7
E disse o Eterno a Caim: “Por que te iraste e por que descaiu o teu semblante? Porventura se podes bem suportar, (ser-te-á perdoado,) e se não, na porta jaz o pecado; e a ti (fazer-te pecar), é o seu desejo (do mau impulso), mas tu podes dominá-lo.”

Cada versão traz um sentido completamente diferente para o que D' diz a Caim. Apenas diretamente do hebraico a frase final não é uma pergunta, mas uma asserção. Afinal, D’ tem alguma dúvida de que Caim é capaz de dominar seu mau impulso?

Em português, nas versões da Paulus e da Bíblia de Jerusalém, D’ pergunta. Na Lei de Moisés da Sefer D’ afirma a Caim: se vc estiver bem disposto, vc pode dominar seu desejo mau.

Da frase enigmática de D’ para Caim compreendo o seguinte: o alerta de D' é truncado, difícil de compreender, com múltiplas interpretações. Portanto, D' não nos dá uma “cartilha ‘caminho suave’.” Deus nos oferece um ensaio em linguagem rebuscada, dissonante. Que EXIGE de nós ESFORÇO de compreensão.

A compreensão da mensagem de D’ necessita de alguma reciprocidade, alguma atividade intelectual de nossa parte para ser inteligida. Não é uma ação passiva, mas ativa.

Outro ponto enigmático que merece explicação é porquê D’ preferiu o sacrifício de Abel ao sacrifício de Caim, e isso explica o uso da expressão “bem disposto”. Vamos lá:

Traz a Bíblia on line Paulus:
Gn 4: 3-5
3 Depois de algum tempo, Caim apresentou produtos do solo como oferta a Javé. 4 Abel, por sua vez, ofereceu os primogênitos e a gordura do seu rebanho. Javé gostou de Abel e de sua oferta, 5 e não gostou de Caim e da oferta dele. Caim ficou então muito enfurecido e andava de cabeça baixa.

Traduz a Bíblia de Jerusalém:
Gn 4:3-5
Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a D’. Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, D’ agradou-se de Abel e de sua oferenda. Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido.

A Gn 5:4 puxa-se uma nota de rodapé:

Primeira aparição do tema do mais novo preferido ao mais velho, pelo qual se manifesta a livre escolha de Deus, seu desprezo pelas grandezas terrenas, e sua predileção pelos humildes; esse tema volta frequentemente ao longo do Gênesis (Isaac preferido a Ismael, 21; Jacó e Esaú, 25, 23, 27; Raquel a Lia, 29, 15-30; igualmente os filhos destas...) e em toda a Bíblia (1 Sm 16, 12; 1 Rs 2, 15 etc.).

Diz o volume Torah, a Lei de Moisés
Bereshit 4:3-5
E foi no fim de dias e trouxe Caim, do fruto da terra, uma oferta ao Eterno. E Abel trouxe, também ele, dos primogênitos das suas ovelhas e das gorduras destas. E voltou-se o Eterno para Abel e para sua oferta. E para Caim e para sua oferta, não se voltou. E irou-se Caim, muito, e decaiu-lhe o semblante.


Na Bíblia de Jerusalém o motivo de D’ preferir Abel a Caim seria demonstrar sua soberana livre-escolha. Discordo. Não que D’ tenha livre-escolha soberana. Mas que este tenha sido o motivo de Caim ser preterido.

Outras interpretações trazem que o motivo seria a natureza da oferenda – vegetal no caso de Caim, animal do caso de Abel. Igualmente não creio que este tenha sido o motivo.

Creio que a chave da compreensão se encontra na palavra “primícias”, ou “primogênitos”. Abel oferece suas primícias. Caim não. Apenas oferece “do fruto da terra”. De acordo com minha interpretação, a oferenda das primícias fez D’ se voltar para Abel. E a não-oferenda das primícias fez D’ não se voltar a Caim.

Isso demonstra que Abel ofereceu seu melhor para D’. Caim não. Apesar disso, D’ ainda se dirige pessoalmente a Caim para exortá-lo, dizendo que, se ele se apresentasse melhor disposto, poderia dominar seu mau impulso, tal como se doma um animal acocorado à espreita. Pelos chifres, se necessário. E, então, seria bem recebido.

Importante tb é o uso do termo “dominar” aplicado aos desejos e impulsos. E isso ajuda a explicar outra passagem que, a depender da tradução, também é difícil de se compreender. Antes dessa ocorrência de “dominar”, há outra, que auxilia na interpretação desta, referente à mãe de Caim, Eva. Quando de sua expulsão do Gan Eden, D’ lhe professa essa maldição:

Traduz a Bíblia de Jerusalém:
Gn 3:16
À mulher ele disse:
“Multiplicarei as dores de tuas gravidezes,
na dor darás à luz filhos.
Teu desejo te impelirá ao teu marido
e ele te dominará.”

Pergunta: quem é o “ele” que dominará a mulher: seu próprio desejo ou o seu marido? Nessa versão fica subentendido que o marido dominará à mulher. Mas não é essa a intenção do texto. Apenas o compreendemos pela tradução direta do hebraico.

Torah, a Lei de Moisés
Bereshit 3:16
À mulher disse: “Multiplicarei o teu sofrer e tua concepção; com dor darás à luz filhos; e para teu marido será o teu desejo e ele dominará em ti.”

Nessa versão não é o marido que domina a mulher, mas o desejo sexual dela por ele que a domina. Quem a domina é um impulso. Como Caim é tomado por um (mau) impulso. E ambos são dominados por este. Cada um por suas inclinações e desejos.


Portanto, se me pedirem que resuma em poucas palavras qual é a lição de Caim, e para o quê D’ o alerta, minha conclusão é: que devemos controlar nossos impulsos imediatos, animalescos, dos sentidos (fome, sexo, auto-afirmação do ego, orgulho) e fazer um esforço intelectual para compreender a mensagem truncada que D’ nos deu. Não só nessa passagem, mas em toda a Torah. Se estivermos bem dispostos, nossos esforços serão reconhecidos e seremos capazes de dominar nossa natureza animal, cultivando valores e ações elevados, espirituais.

Também que não devemos ser ansiosos, como Caim foi, de querer tudo imediatamente. De querer que nosso displicente e pouco estudado primeiro esforço seja bem-recebido. D’ não tem obrigação nenhuma em relação a nós e não temos nenhum direito de nos irar quando Ele não age da forma que queremos ou achamos ser “boa”. Se ele não nos beneficiou foi por erro nosso. Pq nós não oferecemos a primícia de nossa vida, a primícia de nossos esforços. Pq não estávamos bem-dispostos.

Portanto, sejam bem-dispostos e ofereceram seu melhor em tudo. Dessa forma D’ será receptivo às suas oferendas. Controlem seus maus impulsos e sejam pacientes.

REM – The Great Beyond

The Smashing Pumpkins - Disarm

The Chemical Brothers feat. Noel Gallagher - Setting Sun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...