Clássico paulista com gosto de infância. Embora seja uma fritura altamente engordativa, vale a pena fazer de vez em quando para não perdermos a deliciosa ligação com nossas avós fazendo um doce tão simples para alegrar nossas reuniões com os amigos.
Quando vc for pego de surpresa com visitas inesperadas e não tem nada para oferecer de petisco, para acompanhar o café ou o chá da tarde, essa é uma ótima opção de preparo rápido e ingredientes simples, presentes em todos os lares. E que tem certo ar retrô.
Ingredientes para a massa:
1 ovo
3 colheres de sopa de açúcar + 1 xícara (para a cobertura)
1 xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó químico
Óleo para fritar
Canela a gosto (para a cobertura)
1- Com um garfo, bata o ovo com o açúcar em uma tigela. Aos poucos, enquanto mexe, adicione porções de farinha de trigo e leite até dissolverem-se. Por último adicione o fermento. Misture bem.
2- Aqueça o óleo. Com uma colher, pingue com cuidado pequenas porções (colheradas) da massa no óleo. Não se preocupe com o formato, os bolinhos ficam irregulares mesmo. Apenas não despeje colheradas muito fartas, pois o bolinho pode ficar cru por dentro. Vire-os com uma escumadeira para dourar por igual. Retire-os e coloque-os para escorrer sobre papel absorvente.
Cobertura:
Em um prato, peneire 1 xícara de chá de açúcar com 2 colheres de sopa de canela. Submerja os bolinhos ainda quentes nessa mistura. Servidos quentes são ainda mais apetitosos.
Variações:
É possível adicionar à massa 1 colher de sopa de ervas para chá, como hortelã, capim cidreira e erva doce para aromatizar e dar um toque especial aos bolinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário