sábado, 24 de março de 2012

Aos meus caros alunos

Gostaria de iniciar esse texto dizendo: eu já fui um de vcs. Quando eu mesma era aluna, fazia as mesmas coisas q vcs: matava aula, pulava muro, desdenhava da escola e dos professores. Crescer não é fácil, e nossa infância e adolescência não nos preparam para sermos adultos. Mas a adultez, inadiavelmente, chega. E se não nos prepararmos para ela durante a adolescência pagaremos um alto preço durante toda a vida.

Muitas coisas essenciais para vida ninguém me disse, só aprendi dando muita cara na porta e murro em ponta de faca. A vida não tem manual nem atalhos, cada um constroi seu caminho. E é na adolescência que fazemos, sem nos darmos conta, escolhas q repercutirão pelo resto de nossas vidas.

Vocês tem a chance, agora, de construir para vcs um futuro melhor, próspero. Daqui a 5 anos pode ser tarde demais. Não percam o bonde da vida, não fiquem para trás.

Pergunto: vcs pretendem andar de bicicleta ou motinho 125 o resto de suas vidas? Vcs querem ter o mesmo nível de vida dos seus pais? Querem morar de favor ou pagar aluguel para sempre? Quem ter q abaixar a cabeça e obedecer ordens pelo resto de suas vidas?

Em caso negativo, devo alertá-los: vcs precisarão matar um leão por dia. Terão q se esforçar, fazer das tripas coração para viver. Mas agora q vcs são jovens, tem uma escolha: fazer isso apenas pelos próximos 5, 7 anos; ou pelo resto de suas vidas. Explico de forma simples: seu salário será diretamente proporcional aos seus anos de estudo, e à qualidade da faculdade q vc fizer.

Se pra vc ganhar salário mínimo pelo resto da vida está bom, pode parar de prestar atenção agora. Vc se arrependerá disso amargamente, depois de adulto. Se pra vc ganhar "mil reais" está bom, tb não precisa me escutar, faça qquer "UniEsquina" da vida e só depois de formado perceberá q seu diploma vale muito pouco.

Mas caso vc queira vencer na vida, preste atenção.

Quando eu estava prestando vestibular vi escrito numa camiseta de formandos: "Enquanto vc está aí brincando, tem um japonês estudando". Nunca esqueci disso, ainda mais ao atestar in loco q na Engenharia da USP quase só entra "japonês". Pq os japoneses sejam naturalmente mais inteligentes q os "brasileiros"? Não! Pq a cultura japonesa prioriza o estudo. Desde o berço os "japoneses" tem bem claro q o fazer uma boa faculdade é a chave para um futuro próspero.

Há um texto do Bill Gates q diz "Seja legal com os nerds. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles". E é verdade. Os "bonzões" da minha época do colegial hj estão lavando carros e assentando tijolos; no máximo dizendo "pois não, senhor?" atrás de um balcão. É isso q vc quer: uma vidinha medíocre?

Muitos de vcs pensam q a vida julgará vcs com os mesmos parâmetros da escola... Na escola, não pq eu queira, ma pq o governo quer economizar, todo mundo passa. A escola não julga ninguém. Quem julgará vcs será a vida, e o mercado de trabalho. Aí a coisa vai apertar, e se vc não tiver aproveitado esta oportunidade, mesmo com um diploma na mão, vc será reprovado. O conhecimento é uma riqueza q nunca ninguém tirará de vc, e é o grande diferencial da espécie humana. A competição no mercado de trabalho é feroz, e só os mais aptos se darão bem.

O mundo todo está aí para você o conquistar. O mundo é muito maior q a cidadezinha onde vc mora. Vc quer nascer, viver e morrer sem nunca ter saído da sua cidade, ou quer para vc um horizonte bem maior?

Eu sei q o conteúdo q eu ensino é chato e vcs não vêem propósito nele. Eu tb não via na idade de vcs. Foi só quando prestei, e bombei, em meu primeiro vestibular q percebi sua importância. Ainda hj, várias vezes percebo q conteúdos de Matemática, Química, Biologia, q não quis aprender, me fazem falta. O ser humano precisa ser completo, polivalente.

Comece agora a projetar e a construir seu futuro. Se vc deixar para depois pode ser tarde demais. Eu poderia fazer muito mais por vcs, poderia ensinar coisas muito mais profundas. Eu não estou aqui contra vcs, mas por e para vcs. A maior felicidade de um professor é encontrar um ex-aluno bem sucedido. Esse é minha intenção aqui: fazer o meu melhor para q vcs sejam o seu melhor.

Agora é com vc: vai ficar de brincadeirinha até se arrepender daqui a 10 anosou vai escolher acordar para a vida agora? Seu futuro só depende de vc. Espero q todos vcs tenham um futuro maravilhoso, q todos vcs vençam na vida!

Eu espero q um dia eu tenha q chamar vcs por "senhor", ou "doutor".

quinta-feira, 15 de março de 2012

Adiamento - Fernando Pessoa via Alvaro de Campos

    Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...
    Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
    E assim será possível; mas hoje não...
    Não, hoje nada; hoje não posso.
    A persistência confusa da minha subjetividade objetiva,
    O sono da minha vida real, intercalado,
    O cansaço antecipado e infinito,
    Um cansaço de mundos para apanhar um elétrico...
    Esta espécie de alma...
    Só depois de amanhã...
    Hoje quero preparar-me,
    Quero preparar-rne para pensar amanhã no dia seguinte...
    Ele é que é decisivo.
    Tenho já o plano traçado; mas não, hoje não traço planos...
    Amanhã é o dia dos planos.
    Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o mundo;
    Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã...
    Tenho vontade de chorar,
    Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro...

    Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo.
    Só depois de amanhã...
    Quando era criança o circo de domingo divertia-rne toda a semana.
    Hoje só me diverte o circo de domingo de toda a semana da minha infância...
    Depois de amanhã serei outro,
    A minha vida triunfar-se-á,
    Todas as minhas qualidades reais de inteligente, lido e prático
    Serão convocadas por um edital...
    Mas por um edital de amanhã...
    Hoje quero dormir, redigirei amanhã...
    Por hoje, qual é o espetáculo que me repetiria a infância?
    Mesmo para eu comprar os bilhetes amanhã,
    Que depois de amanhã é que está bem o espetáculo...
    Antes, não...
    Depois de amanhã terei a pose pública que amanhã estudarei. Depois de amanhã serei finalmente o que hoje não posso nunca ser.
    Só depois de amanhã...
    Tenho sono como o frio de um cão vadio.
    Tenho muito sono.
    Amanhã te direi as palavras, ou depois de amanhã...
    Sim, talvez só depois de amanhã...

    O porvir...
    Sim, o porvir...

    14/04/1928

domingo, 11 de março de 2012

22 dicas para ter um blog de sucesso



Quando eu comecei a blogar, era quase uma brincadeira, um desabafo, uma espécie de "diário" virtual. Com o tempo, fui percebendo que meu blog progressivamente atraía cada vez mais leitores e seguidores, o que me estimulou a escrever mais e mais, e a criar mais blogs.

Passei a investir mais tempo, a procurar novas oportunidades, e a divulgar meu blog por vários meios; e descobri que há mil formas de um blogueiro promover seus textos para uma audiência maior. Gostaria de partilhar essas descobertas com meus leitores. Portanto, abaixo seguem várias dicas de como ser um blogger conhecido na Internet.

1 - Tenha um blog do próprio Google. Os dois melhores serviços de hospedagem de blogs, que conheço, são o Blogspot e o Wordpress. Optem pelo Blogspot, pois por este ser um serviço do Google, isso faz com que seu algoritmo de busca coloque os sites blogspot àfrente dos serviços dos "concorrentes".

2 - Escreva muito, e sempre. Escrever muito nos faz escrever cada vez melhor. Escrever sempre faz com q seu blog tenha sempre um post recente, e os sistemas de busca listam os sites a partir dos links mais recentemente publicados.

3 - Varie as palavras-chave. Por exemplo, se vc está escrevendo um texto sobre "escola" não repita o mesmo termo muitas vezes, procure sinônimos para ampliar a possibilidade de te encontrarem. Use neste exemplo unidade escolar, instituição de ensino, liceu etcs, assim quem está procurando por "escola" mas usou outro termo na busca também vai te achar.

4 - Não cometa erros de grafia ou gramaticais. Revise várias vezes seu texto. Erros de português queimam seu filme, faz os seus leitores não te levarem a sério...

5 - Escolha um tema que vc ama, e não fuja dele. Blogs temáticos fazem mais sucesso que blogs genéricos (este conselho eu mesma não sigo, vide o título do meu main blog: "Sobre todas as coisas"...)

6 - Socialize-se na blogsfera. Comente, curta e siga blogs parecidos com o seu. Isso fará com que outros bloggers se interessem pela sua página, vc conseguirá assim mais amigos e seguidores.

7 - Faça convênios com outros blogs. Troque links no esquema "eu link seu blog ao meu, vc linka meu blog ao seu". Isso aumentará em muito seu tráfego.

8 - Cadastre-se em outros sistemas de busca além do Google, como o Yahoo e o AltaVista. Isso não é automático.

9 - Divulgue anúncios do Google. Quando um site tem Google AdSense isso catapulta a relevância dele na busca. Mesmo que vc não almeje ganhar dinheiro com as propagandas do Google, vale a pena. Vc pode não lucrar em dinheiro, mas ganha em visibilidade.

10 - Crie um botão "curtir" do Facebook no seu blog. Isso é relativamente fácil, e será uma ferramenta magnífica para que seus leitores divulguem sua página a cada "curtida".

11 - Invista em gadgets e widgets. Os que eu acho fundamentais são: Feedjit, Networked blogs, LinkWithin, comentários, posts mais lidos. Mas não exagere, ou seu blog pode ficar pesado demais para quem tem conexão lenta.

12 - Coloque imagens junto com seu texto. Se seu blog for de imagens, coloque textos descrevendo as imagens com o maior número de termos-chave de busca. Seja exato em suas descrições. Antes de dar upload nas imagens, mude os nomes dos arquivos para termos que serão achados na busca. Não dê upload em arquivos de imagens cujos nomes são números, ou códigos.

13 - Invista no compartilhamento em redes sociais. Seu blog deve ter o botão "compartilhar" para diversas redes sociais, especialmente o Google+, o Facebook e o Twitter. Não deixe de vc mesmo compartilhar seus textos para os seus amigos.

14 - Fidelize seus seguidores. Nunca ignore um comentário. Seja atencioso, simpático e solícito com quem escrever no seu blog. Vc pode conseguir um fã incondicional.

15 - Avise às pessoas que vc citar no seu blog. Se eles gostarem divulgarão o link. Se não, eles podem pedir que seus nomes sejam suprimidos do blog. Não se indisponha com amigos reais por conta dos seus textos. Caso vc vá criticar uma pessoa física, seja elegante, nunca cite o nome dela. Para bom entendedor, meia palavra basta.

16 - Blogue sobre assuntos "do momento" e/ou polêmicos. Isso aumentará seu tráfego.

17 - Não cometa plágio. Ao citar um texto de outra pessoa, divulgue o autor, ou o link do qual tirou o texto. Ser um plagiador é uma sentença de morte para um escritor.

18 -Etiquete, ou crie "tags" bem pensadas. Isso fará com que seus leitores encontrem com mais facilidades postagens sobre o mesmo assunto, e passem mais tempo navegando pelos vários textos do seu site.

19 - Não fique "em cima do muro" ao escrever. Textos no estilo "veja bem...", sem conteúdo e com muito palavreado espantam os leitores. Na net as pessoas procuram por opiniões embasadas, informações, dados, números, esclarecimento. Opinião todo mundo tem. Já conteúdo...

20 - Seja seu maior publicitário. Não fique esperando que "os outros" te encontrem. Procure pessoas que vc acha q se interessariam pelo q vc escreve e mande-lhes o link pro seu blog. Quando vc estiver numa conversa online q abarque algum assunto sobre o qual vc já escreveu, sempre poste o link. Quando vc escrever sobre assuntos que podem interessar aos seus amigos, diga a eles. Confie no que vc escreve, não tenha vergonha. Se seus textos forem ruins, o pior que pode acontecer é ninguém curtir nem comentar, vc não tem nada a perder. Mas se seus textos forem bons, eles serão comentados, curtidos e compartilhados. Vc tem muito a ganhar.

21 - Não acentue nem coloque ponto final nos títulos do seu blog. Acentos desconfiguram o link. Ponto final cria um link ..html, o que é dúbio e pode resultar em a página não abrir.

22 - Mantenha arquivos .doc ou .txt gravados no seu computador de todos os seus textos. Qualquer dia desses o Google pode apagar sua conta, e vc vai querer ter seus textos seguramente arquivados.

José - Carlos Drummond de Andrade

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,

seu terno de vidro, sua incoerência,
seu ódio - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, pra onde?

sábado, 10 de março de 2012

Todas as relações humanas são mediadas pelo sexo?

Em 2010 eu estava dando uma aula sobre política brasileira atual, e como era época eleitoral um aluno disse certa coisa que só muito depois entendi.

Estávamos comentando o fato do então presidente Lula estar a "passar o bastão" a Dilma Rousseff quando um aluno comentou algo assim:

- Ah, esses dois devem ter um caso!

Ri comigo mesma pois pensei q caso Lula e/ou Dilma quisessem fazer sexo, haveria mil michês à disposição, e não haveria nenhum motivo para um "se aliviar" com o outro. Mas respondi simplesmente:

- Lula e Dilma têm uma relação profissional, não, eles não são amantes!

Ao que o aluno replicou:

- Sei não, para confiar tanto na Dilma, tenho certeza q o Lula tem um caso com ela!

Ri comigo mais uma vez. Mas muito depois parei para pensar sobre isso, e me dei conta de q a fala deste aluno poderia guardar uma chave para a compreensão de como "os outros" pensam. Parei para refletir sobre isso quando percebi "o limite" da amizade. O limite da amizade é o falo.

Falo no sentido de "órgão sexual masculino". Descobri com muita tristeza q os "amigos" serão seus amigos incondicionalmente... Até q apareça um "pinto" que os separe. Triste, muito triste, mas descobri dolorosamente que os amigos me valorizam, me amam e tem tempo para mim... Desde que estejam solteiros.

Nisso é necessário reconhecer q eu mesma já fiz o mesmo: relegar os amigos a um segundo plano por conta de "namorados", e disso hoje muito me arrependo; pois os namorados nos amam muito... Enquanto a relação vai bem. Pois quando começa a ir "mal das pernas", aquele namorado que dizia que te amaria para sempre, que fazia mil juras de amor até a véspera; te troca por outra, te esquece, passa a te ignorar, e a maldizer o tempo em que ficaram juntos. Aquele que era seu cúmplice em tudo, seu confidente, de repente, te vira as costas e te corta da sua vida. E toda a vida projetada em comum se esvai, como um sonho vão, cujo prazo de validade expirou.

O paradigma do "amor romântico" como o ideal fora do qual não há felicidade nem realização pessoal esvaziou a riqueza das relações humanas, transferindo e limitando ao campo sexual as relações que nos trazem a "plenitude", como se nada além do amor romântico fosse capaz de nos fazer feliz.

Em grego o que chamamos por "amor" é fracionado em 3 termos: eros, ágape e cáritas. Hoje creio que as porções ágape e cáritas foram relegados ao terceiro e quarto planos, enquanto o amor erótico, sexual, passou a ocupar as 2 primeiras posições, em ordem de importância.

Talvez por eu ser mulher, e me considerar algo "espiritualizada"; cada vez mais, progressivamente, tenho dado menos importância aos meus mais baixos instintos, percebendo como para suas relações amorosas as pessoas aceitam "qualquer um"; o primeiro falo disposto a manter relações consigo, sem levar em conta se o parceiro é digno de tal intimidade.

Eu mesma já mantive compromisso sério com pessoas que, hoje sei, não eram "dignas de mim", mas com as quais perdi muito tempo, por pura carência... E falta de opção. Achava, conforme nossa sociedade nos diz, que eu tinha que ter "um namorado" para ser feliz, para exibir aos outros, para que não me considerassem uma "derrotada", uma "solteirona", sem esperança. O Ocidente nos vende a ideia que para uma mulher ser realizada, ela necessariamente deve ter um parceiro romântico/sexual. Ninguém quer "ficar para titia"...

Escrevo esse texto para trazer a reflexão de que nossas pulsões sexuais não são boas conselheiras. Que nossa carência nos leva a más escolhas. Que o sexo não é a relação mais próxima que devemos manter com as pessoas. Que nunca devemos deixar nossos amigos para trás por conta de "um pinto", pois amizades nunca acabam, já namoros, duram muito pouco.

Desculpem-me se fui explícita, mas achei por bem ser cristalinamente clara...

Nunca troquem seus amigos por nenhum namorado, pois mais cedo do que vc imagina seu amantíssimo namorado vai te trocar por outro. E se vc tiver abandonado seus amigos, não terá nenhum ombro no qual chorar...






terça-feira, 6 de março de 2012

Está pensando em comprar um tablet? Leia

Sei que muitos devem estar pensando em comprar um tablet, e na dúvida se vale a pena e qual comprar. Eu também pensei longamente se era melhor comprar o iPad ou o Galaxy Tab e optei pelo primeiro. Gostaria de expor os motivos para que vcs possam fazer uma escolha mais esclarecida.

Antes gostaria de elencar alguns motivos para se comprar um tablet, independente da marca:

1 - Segurança. Com um tablet, vc não precisará se logar em lan houses e computadores de terceiros, suas senhas estarão bem mais seguras.

2 - Praticidade. Com um tablet com internet 3G vc fica com online aonde for, em outras cidades e até outros estados, sem roaming. O tablet faz o seu tempo render mais. Horas antes desperdiçadas no ônibus ou na fila do banco se tornam produtivas quando vc tem um tablet à mão. Sem contar o conforto de fazer (quase) tudo o que fazia sentado na frente do PC, mas agora confortavelmente esparramado no sofá ou deitado na sua cama.

3 - O tablet substitui outros gadgets "físicos": mp3 player, rádio, computador, lanterna, bloco de notas, pen drive, gravador de voz, televisão (sim, o iPad te fará desligar a TV), jornal, revista, livro, agenda, GPS, calendário, calculadora, videogame, câmera fotográfica e filmadora digitais, lista de compras, espelho, despertador, previsão do tempo, telefone (via Skype), guia da TV, qualquer instrumento musical, até os mais estranhos, dicionário em qualquer língua, Kindle, e muito mais. E, insuspeitamente, até animais de estimação. Esqueçam o famoso Tamagotchi (bichinho virtual); no tablet vc pode ter aquários, gatinhos, unicórnios... Eu tenho até um tigre de bengala de estimação! Nenhum deles morre nem faz sujeira...

4 - Muita coisa grátis. Centenas de apps que facilitam baixar música livre de copyrights. Milhares de livros (a maioria em inglês, mas a oferta em português está aumentando) de domínio público. Apps de jornais (a Folha de SP pode ser lida gratuitamente e na íntegra por quem tem iPad, cortesia de uma grande construtora paulista). Há milhares de apps pagos, mas quem tem paciência e sabe garimpar encontra quase tudo o que quer de graça. Milhares de joguinhos clássicos e novos; alguns que eu tenho: xadrez, forca, Wolfenstein, Pac Man, Bejeweled Blitz, The Sims free play, Angry Birds, Free Cell, jogos do Atari, etcs.

5 - Participar das novas redes sociais feitas para smartphones e tablets: Instagram, Foursquare, Pinterest, Social Cam etcs. Você ficará muito mais plugado às novidades que estão bombando!

6 - A tela grande, muito mais confortável para navegar do que a mirrada telinha dos smartphones.

7 - Geolocalização. Não são todos os tablets que tem, e vale a pena pagar mais caro por um com GPS. Com ele sempre ligado, especialmente se vc tiver 3G, se vc for sequestrado ou seu tablet for roubado, é relativamente fácil geolocalizá-lo e a polícia ir direto ao mocó de quem te roubou.

8 - Interface intuitiva com apps educativos. Mexer num tablet é tão fácil que até crianças analfabetas não terão dificuldades. Para quem tem filhos, o tablet é um investimento inestimável. Há milhares de livros infantis interativos, joguinhos de raciocínio, de memória, de conhecimentos. Fazer de seu filho alguém plugado desde cedo pode fazer uma baita diferença em seu desenvolvimento cognitivo.

9 - Facilidades para quem é deficiente. Não precisei baixar nenhum desses apps, mas há centenas de aplicativos adaptados para pessoas com as mais variadas deficiências. Vide

10 - Aplicativos para coisas que vc nunca imaginou, não sabia que precisava e não conseguirá mais viver sem. Alguns que eu tenho: para dormir, tem app que toca mantra budista, sons ambientes para relaxar, app que com infra-sons fazem os cachorros parar de latir, apps estilo "jardim japonês", apps religiosos (tenho uma menorah virtual pela qual é possível segyir toda a liturgia do shabbat), controle remoto virtual (depende da sua TV ser bem moderna, mas funciona!), contador de calorias, personal trainer virtual, e muitos mais que ainda não conheço, mas um dia encontrarei!

11 - Ficar online 24hs. Diferente do computador, que tem ventoinha/cooler e pode superaquecer, o iPad é como um celular que pode ficar ligado direto 24horas. Vc pode simplesmente NUNCA desligá-lo e toda vez que vc quiser dar uma checada na net, simplesmente pegá-lo e usá-lo, sem estabilizador, sem liga/desliga, sem desperdício de energia e... Sem medo que um raio o queime!

Escolhi o iPad por vários motivos:

1 - A variedade de apps (aplicativos, "programas"). A Apple tem uma atração magnética sobre os geeks, que adoram mostrar como podem fazer apps geniais e exibi-los aos outros "nerds". A Samsung, fabricante do Galaxy Tab nem de longe exerce o mesmo fascínio, e portanto tem uma variedade bem menor de apps, e apps menos "cool and trendy".

2 - A qualidade do produto, indiscutível no caso da Apple. É um produto "top de linha".

3 - Memória. O Galaxy só oferece a versão de 16 gigas. O iPad tem 3 configurações: 16, 32 ou 64 GB. Para vcs terem uma ideia, tenho meu tablet há apenas 2 meses e já ocupei 8 gigas de memória.

4 - Bateria. A da Apple dura muito mais!

Agora alguns motivos para vc não comprar um iPad (não podia faltar):

1 - Trabalho escravo. Muitas são as denúncias contra a exploração dos trabalhadores chineses nas fábricas da Apple/Foxconn

2 - Tornar-se escravo dos produtos da Apple. Uma vez que vc caiu na rede, vira peixe dessa empresa com conhecidas práticas monopolistas.

3 - Incompatibilidade. Não rodar "flash" é apenas o mais visível dos problemas. O iPad até vem com cabo USB, mas ao plugá-lo no seu PC Windows vc terá a má surpresa de que os aparelhos não se reconhecem nem se comunicam. É possível fazê-los "se entender" e até sincronizá-los, mas isso é meio difícil para quem é leigo em informática, exige alguns malabarismos operacionais.

4 - Não é multitasking. Vc só pode usar um app por vez. Até agora, apenas apps que tocam música funcionam em segundo plano enquanto vc mexe em outros apps. É chato toda vez que vc vai trocar de app ter que apertar o botão e ter que fechar um para abrir o outro.

5 - Não funciona como celular.

6 - Esqueça qualquer tipo de download ilegal. Produtos da Apple só baixam arquivos legalizados.

Recomendação final: não financie seu tablet associado a um plano de minutos da sua operadora de celular, sai mais caro. Compre o tablet numa loja física, para ter garantia e um lugar onde reclamar. Depois veja qual operadora tem o melhor sinal 3G perto da sua casa. Há planos de internet (hoje) a partir de R$ 30,00. Não escolha o mais caro. O plano mais barato será mais que suficiente.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Agradecimento a todos os problemas

Há um velho conto folclórico que vai mais ou menos assim:

Dois anjos, um mais velho e experiente, o outro mais jovem e impetuoso, estavam passando por uma área rural, muito seca e pobre. Ao passarem por uma casa paupérrima, ouviram em seu interior o dono, um homem muito honesto e trabalhador, orando por auxílio divino. O anjo mais velho ia passando direto, quando o mais jovem o interpelou:

- Precisamos ajudar aquele homem, ele está precisando muito, e tem uma grande devoção a Deus. Não podemos ignorar seu pedido!

O anjo mais velho queria seguir em seu caminho, mas resolveu atender ao pedido para ensinar uma nova lição ao aprendiz. Perguntou-lhe:

- E qual é a sua sugestão de ajuda apropriada?

O mais jovem olhou bem a propriedade, ponderou se melhor seria reformar a casa ou fazer chover, mas por fim resolveu:

- Vejo que ele tem apenas uma vaca, e muitos filhos. Se lhe déssemos uma segunda vaca, ele poderia alimentar melhor às crianças.

O anjo mais velho foi então até a vaca e, com um gesto suave, a matou.

O mais jovem chorou, se revoltou, sabatinou seu chefe e só obteve como resposta:

- Você não me pediu que eu o ajudasse? Eu o ajudei, dê tempo ao tempo. Aguarde e verás.

Muitos anos depois o mesmo par de anjos voltou ao mesmo lugar e encontraram a vizinhança na mesma condição de miséria, mas o sítio do homem de fé estava verdejante, com equipamentos novos e modernos. A casa da família era outra, bem mais sólida e ampla. Havia felicidade e não sofrimento no ar. O anjo mais jovem exclamou:

- Como isso é possível? Você matou a vaca, e a família melhorou de vida!

A voz da experiência então explicou:

- A vaca era o pouco que eles tinham, a o quê eles se apegavam para um sustento que, se não era bom, dava para "o mínimo". Se eu lhes desse uma segunda vaca, não teria alterado em nada sua situação, apenas todos os membros da família seriam hoje 10 quilos mais gordos. Ao matar a primeira vaca, eu expus para eles como sua situação era realmente péssima, sem a vaca, agora assim eles estavam no fundo do poço. Porém, é do fundo do poço que encontramos forças para mudar nossa situação. Com a morte da vaca, eles foram obrigados a procurar trabalho longe do sítio, para manter esse trabalho eles precisaram voltar a estudar. Como os pais estavam estudando, mantiveram seus filhos na escola, alguns fizeram faculdade e modernizaram completamente o sítio, de onde hoje todos tiram um pródigo sustento. Se eu tivesse dado uma segunda vaca, nenhum desses progressos teria acontecido.

Essa história nos ensina vários princípios de ampla sabedoria

1 - Nem tudo é o que parece. Na maioria das vezes a aparência das coisas nos leva a conclusões erradas.

2 - Cuidado com o quê você pede, pois pode ser atendido. E se arrepender amargamente do que pediu.

3 - Não interfira sem necessidade na vida dos outros. Tentando ajudar, vc pode atrapalhar, ou até se comprometer. Numa frase curta: "de boas intenções o inferno está cheio".

4 - Tenha paciência. A vida leva décadas para transcorrer. O tempo é o senhor da razão.

5 - Não fique parado pensando na morte na bezerra, isso não a fará ressuscitar. Siga em frente. Deixe o peso do passado para trás. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

6 - Suas maiores dificuldades são o que mais te fará evoluir. Não se furte às coisas desagradáveis da vida, enfrente os revezes, pois negar-se a encarar a realidade só terá um resultado: ver-se diante da mesma situação no futuro, ad infinitum, até que você enfim aprenda o que precisa extrair daquela situação.

Isso tudo posto, gostaria de agradecer a todos os "amigos" que me esqueceram, ao ex-melhor amigo que me esnobou, às irmãs que nunca tive, ao pai que nunca conheci, à minha ex-mãe, aos péssimos chefes que já tive, aos colegas de trabalho traiçoeiros, aos namorados mentirosos, aos vizinhos fofoqueiros, aos colegas invejosos, aos parentes que sempre se mantiveram distantes por mais que eu os procurasse, e até ao ex-namorado que me deu um pé na bunda em pleno sábado de Carnaval.

Apenas agora, depois de muito me contorcer, me desesperar e claudicar pela vida percebo que foram estes percalços, e todas as dificuldades enfrentadas que forjaram em aço meu caráter me permitindo hoje fazer duas coisas que a maioria das pessoas parece ser incapaz: ter autonomia e saber dizer "não".

Pois apenas agora depois de um périplo de quase 30 anos começo a vislumbrar o que se esconde por trás das aparências e como na maioria das vezes estamos tão iludidos com nossas próprias fantasias que não enxergamos um palmo na frente do nosso nariz, nos lançando de bom grado nas redes de oportunistas muito mais despertos para a vida do que nós.

Algumas pessoas passam a vida inteira "a passeio" e dela nada extraem, seja material, seja espiritual. Faça logo sua escolha, pois as duas, simultamentente, é impossível.

Tenha a percepção, antes de mais nada de que você não é importante para os outros. Portanto, pare de esperar que os outros tenham qualquer atitude em sua direção, pois eles só farão isso se tal for trazer algum lucro ou vantagem para eles. Isso pode parecer rude e grosseiro, mas é a mais cristalina verdade. Faça a experiência: na próxima vez que você encontrar alguém, converse com ela apenas sobre ela, pergunte tudo sobre a vida dela, os sentimentos dela, o cansaço dela, e em nenhum momento mencione a "sua" existência. Verás: não só seu interlocutor não perceberá que a conversa está sendo direcionada, como ficará muito satisfeito com o ótimo papo que tiveram. Claro, o assunto era seu favorito: ele próprio. E isso não acontece só com "amigos", é universal. Faça o teste. Ninguém percebe a diferença entre uma "conversa" e um "monólogo sobre mim". De uma "conversa" a maioria das pessoas apenas espera um pouco de atenção e um palco para digressar longamente sobre suas reclamações, opiniões políticas e lustrosos saberes científicos, mesmo que não os tenham. Aprenda e conforme-se: a única pessoa interessada em você e nos seus assuntos é você mesmo. No máximo você e sua mãe, se você teve a sorte de ter uma boa.

E é só percebendo isso, a risível condição humana, que é possível sair dela e pular fora da corrente de egolatria que permeia nossa psique. Como dizia o lema dos anos 1960: "Turn on, tune in, drop out"; "se liga, sintoniza, cai fora". Se você quer crescer, o parto será doloroso, e o processo te fará duvidar de tudo, e você até sentirá vontade de desistir, no fundo do poço da solidão se arrependerá de ter começado.

Mas nesse momento, em que até seu melhor amigo te virar as costas, sabe o que você vai descobrir? Quando aquela última vaca magrinha morre, ou aquele último amigo, ou namorado, ou parente "mais ou menos" te esquece, é que você terá forças, extraídas do desespero, para procurar ajuda de outras pessoas com as quais não contava, mas que irão te surpreender. É no fundo do poço que você vê o tamanho do problema e sabe que daí não desce mais, e se até o pior você jå enfrentou, subir vai ser mais fácl que continuar aí, remoendo-se. Deixe para trás quem te deixou para trás e procure novas oportunidades.

A maioria delas te decepcionará e te fará ter vontade de desistir, mas uma ou duas serão boas surpresas. Contudo, ainda assim, só confie em uma pessoa: você mesmo. E até desta suspeite, pis vc é seu maior sabotador. Trilhe seu caminho com perseverança e calma. A vida é um projeto de longo prazo. E saiba desde agora que você está sozinho nessa.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...